RENAVAM 2020: Consultar pela Placa e pelo Chassi GRÁTIS

O RENAVAM 2020 é um número de identificação de veículos automotores no país. Permitindo que sejam feitas consultas utilizando o RENAVAM 2020, como o histórico de possível débitos e restrições do automóvel. Entenda mais sobre como funciona esse código e qual a sua função no sistema.

RENAVAM 2020

O que é o RENAVAM 2020?

O Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) é um código brasileiro que identifica cada um dos veículos automotores do país. Com 11 números armazenados em um banco de dados federal.

Quando um veículo zero quilômetro é registrado no Detran do seu estado, ele recebe junto com seu documento o número de RENAVAM que vai valer até o fim da sua circulação.

A identificação é individual e intransferível, isto é, única para cada veículo e não pode ser renomeada para outro. Já que contém informações importantes sobre o transporte.

✓ Veja quem tem direito ao DPVAT 2020

Mesmo que mude o estado, proprietário e passe os anos de circulação, o código não é atualizado. Fazendo com que além do Detran, o Denatran também tenha acesso a todas as informações oficiais a qualquer tempo.


Para que serve o RENAVAM 2020?

O código do RENAVAM  serve como um banco de dados nacional para manter atualizadas todas as informações sobre os modelos de transportes que circulam pelo país. Uma forma do governo identificar cada veículo.

Carros, motos, caminhões, ônibus, vans, micro ônibus, e etc., todos estão dentro desse banco. Com esse número as autoridades e os proprietários podem fazer a consulta de:

  • Multas;
  • Impostos, como: IPVA, licenciamento, DPVAT 2020;
  • Furto;
  • Proprietário;
  • Modelo, cor, ano e especificações técnicas.

Onde encontro o registro do automóvel?

Embora todos os veículos tenham seu RENAVAM, é comum que os proprietários não saibam identificar esse número. E muitos vezes se confundam no momento de informar qual é o código.

No documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que indica a aptidão do transporte em circular no país, é possível encontrar o registro do automóvel.

Dentre as informações que compõem o certificado, o código fica próximo ao ano de atualização do documento e acima do nome do proprietário.

✓ Saiba como receber seguro DPVAT 2020

A identificação sempre deve ter 11 dígitos, contendo a mesma sequência de anos anteriores. Já que não se atualiza a cada emissão de um CRLV.


O que é possível consultar com o RENAVAM 2020?

Tendo em mãos o seu documento, é possível fazer uma série de consultas com o RENAVAM 2020. Principalmente em sites oficiais, como o DETRAN e a Secretaria Estadual da Fazenda.

Como foi dito, por meio desse registro ficam uma série de informações atuais e passadas sobre o carro. Por isso ele é tão importante. Principalmente em situações como:

  • Emitir segunda via de impostos e tributos;
  • Agendar transferência de veículos;
  • Consultar Seguro DPVAT 2020;
  • Verificar dívidas do automóvel;
  • Consultar se há registro de roubo.

Além do RENAVAM também é comum pedir a placa do veículo, ou o chassi. A fim de verificar que a pessoa que realiza que a pesquisa realmente tem algum tipo de vínculo com o transporte.


Consulta RENAVAM 2020 por placa e chassi

Na verdade, não existe a possibilidade de fazer a consulta RENAVAM 2020 por placa e chassi. Por questões de segurança esse processo deve ser feito apenas com informações oficiais sobre o veículo.

Evitando, por exemplo, que apenas pela placa bandidos possam ter informações sobre o automóvel. Como o nome do proprietário e o CPF do mesmo.

Alguns Detran’s permitem que a consulta pelos débitos sejam feitas com a placa ou chassi, nesse caso, entre as informações pode estar o número do RENAVAM. Mas, o sistema vai pedir identificação do proprietário para essa liberação.

Caso necessite da numeração e tenha perdido o documento que contém o registro, o ideal é comparecer até um atendimento do Detran com seu documento pessoal e o número da placa e chassi. Solicitando uma nova via do CRLV.

Essa é a maneira mais segura de transmitir seus dados, sem correr o risco de ter informações pessoais nas mãos de golpistas e estelionatários.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

RENAVAM 2020: Consultar pela Placa e pelo Chassi GRÁTIS

Últimas Notícias

  • Outros

Fim do DPVAT: Saiba o que irá acontecer com as vítimas de acidentes de Trânsito

Com a oficialização do fim do DPVAT, milhares de cidadãos brasileiros estão preocupados em relação ao pagamento do seguro que…

2 dias ago
  • Outros

Fim do Seguro DPVAT: Quanto você vai economizar não pagando a taxa

Com o recente fim do Seguro DPVAT em 2020, muito contribuintes do DETRAN estão em dúvidas sobre como ficará a…

1 semana ago
  • Outros

O DPVAT acabou? Entenda a posição de Bolsonaro sobre o seguro a partir de 2020

Após o pronunciamento oficial do Presidente Bolsonaro e novembro, o Governo tomou a decisão que o DPVAT acabou. Assim, encerrando…

1 semana ago
  • Outros

Como Pedir Indenização DPVAT 2020? Veja Regras AQUI!

Depois que sofre um acidente de trânsito, a vítima pode buscar maneiras de como pedir indenização DPVAT 2020. A fim…

5 dias ago
  • Outros

Como Receber Seguro DPVAT 2020: Prazos, Valor e NOVAS Regras

Depois de sofrer um acidente de trânsito algumas pessoas não sabem como receber seguro DPVAT 2020, e nem mesmo que…

5 dias ago
  • Outros

Consultar Seguro DPVAT 2020: Como Consultar, Emitir Guia

Existem dois objetivos diferentes na hora de consultar seguro DPVAT 2020. O primeiro é para emitir a guia de pagamento…

1 semana ago