Fim do Seguro DPVAT: Quanto você vai economizar não pagando a taxa

Com o recente fim do Seguro DPVAT em 2020, muito contribuintes do DETRAN estão em dúvidas sobre como ficará a situação das indenizações e sobre o que acontece com o valor do seguro, já que chegou o fim do Seguro DPVAT. Desse modo, é esperado que os brasileiros que possuem um veículo automotor passe agora a economizar mais durante o ano.

Fim do Seguro DPVAT em 2020

Entenda o que acontecerá com o valor pago ao Seguro DPVAT já que ele chegou ao seu fim!

DPVAT 2020  

Nos últimos dias, o atual Presidente Bolsonaro em acordo com o seu Governo decidiu extinguir o Seguro DPVAT. Porém, diferente do que muitos pensam, esse benefício não será cortado de uma vez.  

Ou seja, o DPVAT 2020 ainda continuará a existir por mais alguns anos. Afinal, esse benefício era de responsabilidade de uma empresa privada, a Seguradora Líder. Desse modo, o Governo possui um contrato a ser seguido com a empresa.

Com isso, todos os motoristas ainda estarão acobertados de qualquer acidente até o dia 31 de dezembro de 2025. Até lá, o cidadão poderá contar com as indenizações deste auxílio, mesmo com o fim do Seguro DPVAT já declarado.

✓ Entenda melhor o que é o DPVAT 2020

Porém, com o fim do Seguro DPVAT 2020 os contribuintes deverão já a partir de 2020 começar a pagar menos nas taxas de impostos veiculares.


Fim do Seguro DPVAT

Apenas nos últimos 10 anos de operações em todo o Brasil, o Seguro DPVAT já emitiu mais de 450 mil indenizações. Desse número, mais de 150 aconteceram apenas em 2019.

Desse modo, é correto afirmar que o Seguro DPVAT é de grande importância para os cidadãos que trafegam diariamente. Porém, Bolsonaro já declarou que após 2025, o cidadão não ficará desamparado de benefícios de indenização em caso de acidentes.

De acordo com o Presidente, após o encerramento das atividades da Seguradora Líder no Brasil, o próprio Governo brasileiro tomará controle desta área.

✓ Confira o que fazer com o vencimento DPVAT 2020

Ou seja, após o fim do Seguro DPVAT, o Governo oferecerá o seu próprio programa de indenizações de trânsito. Com isso, esperasse que benefícios como o Auxílio-acidente e o SUS participem deste novo programa governamental.

Desse modo, o Governo espera economizar mais de 4 bilhões de reais anualmente. Afinal, de acordo com as contas do Ministério da Fazenda, o Governo gasta anualmente 8,9 bilhões de reais pagando a Seguradora Líder para promover o pagamento das indenizações.

Porém, caso o Governo utilizasse esse dinheiro para pagar diretamente as vítimas de acidentes, seriam gastos apenas 4,2 bilhões de reais. Assim, o Governo deverá agilizar o pagamento das indenizações além de poder economizar dinheiro anualmente doa cofres públicos.

Um outro lado positivo desta determinação governamental, é que assim, o contribuinte ficará com menos 1 imposto a pagar anualmente.


Quanto o contribuinte economizará com o fim do Seguro DPVAT

Uma das maiores perguntas feitas sobre o assunto, é sobre quanto o contribuinte poupará com o fim do Seguro DPVAT. A respostas dessa pergunta deverá variar para cada caso. Afinal, o valor pago pelos contribuintes pelo DPVAT sempre foram diferentes.

De acordo com cada tipo de veículo existia um valor a ser pago ao DETRAN. Além disso, cada estado brasileiro também determinava um valor extra que deveria ser pago para a Seguradora Líder.

Desse modo, dependerá bastante do estado em que o contribuinte reside e de seu tipo de veículo para poder saber quanto passará a poupar com o encerramento do Seguro DPVAT.

Um exemplo, é que em média, o valor seguro DPVAT 2020 de carros de passeio no Brasil tinha o valor de R$ 16,21. Dessa forma, os donos desses veículos deverão poupar este valor. Porém, para os motociclistas que possuíam valor mais elevado, esta poupança poderá ser de R$ 84,90 anualmente.

Com isso, o contribuinte terá um valor de pagamento menor assim que a guia do IPVA 2020 for emitida. Afinal, não contará mais um imposto, devido ao fim do Seguro DPVAT. Assim, apenas constará o IPVA 2020 e o Licenciamento 2020.  

Avalie este artigo
Avaliação média: 4.89
Total de Votos: 9

Fim do Seguro DPVAT: Quanto você vai economizar não pagando a taxa

Últimas Notícias

  • Outros

Fim do DPVAT: Saiba o que irá acontecer com as vítimas de acidentes de Trânsito

Com a oficialização do fim do DPVAT, milhares de cidadãos brasileiros estão preocupados em relação ao pagamento do seguro que…

2 dias ago
  • Outros

O DPVAT acabou? Entenda a posição de Bolsonaro sobre o seguro a partir de 2020

Após o pronunciamento oficial do Presidente Bolsonaro e novembro, o Governo tomou a decisão que o DPVAT acabou. Assim, encerrando…

4 dias ago
  • Outros

Como Pedir Indenização DPVAT 2020? Veja Regras AQUI!

Depois que sofre um acidente de trânsito, a vítima pode buscar maneiras de como pedir indenização DPVAT 2020. A fim…

7 dias ago
  • Outros

RENAVAM 2020: Consultar pela Placa e pelo Chassi GRÁTIS

O RENAVAM 2020 é um número de identificação de veículos automotores no país. Permitindo que sejam feitas consultas utilizando o…

1 semana ago
  • Outros

Como Receber Seguro DPVAT 2020: Prazos, Valor e NOVAS Regras

Depois de sofrer um acidente de trânsito algumas pessoas não sabem como receber seguro DPVAT 2020, e nem mesmo que…

7 dias ago
  • Outros

Consultar Seguro DPVAT 2020: Como Consultar, Emitir Guia

Existem dois objetivos diferentes na hora de consultar seguro DPVAT 2020. O primeiro é para emitir a guia de pagamento…

1 semana ago